Topo

Bate papo sobre o ProAC

gilmar

25/02/2015 20h16

Gibiteca de Santos realiza bate papo sobre o ProAC (Programa de Ação Cultural) no MISS
.
A Gibiteca "Marcel Rodrigues Paes" – Posto 5 realiza na tarde deste sábado (28) um bate-papo sobre o ProAC, Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo. O encontro é para esclarecer dúvidas para quem deseja apresentar projetos para este programa, principalmente em quadrinhos e artes gráficas. A diretora do centro de editais do ProAC, Antonieta Jorge Dertkigil, é quem vai conduzir a conversa, que acontece a partir das 17h no MISS, Museu da Imagem e do Som de Santos.
.
Antonieta Jorge Dertkigil é Relações públicas formada pela FAAP e com extensão de gestão de projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou na assessoria de parcerias da antiga FEBEM, assessora de gabinete do Secretário de Estado da Educação e da Assembleia Legislativa. Está na Secretaria de Estado da Cultura desde 2011 onde é diretora do Centro de Editais – ProAC e Pontos de Cultura.
.
Três autores/ilustradores já contemplados no ProAC também participam: Sergio Ribeiro Lemos, o Seri ("Bichos, homens e deuses") Gilmar Machado ("Caroço no angu" e "Complexos de um parafuso solto") e Luiz Carlos Fernandes ("Página virada").
.
Seri começou sua carreira profissional em 1979 na Cooperativa dos Jornalistas de Santos. Em 1989 cria a personagem "Bigail", uma menininha sapeca e inteligente, para tiras diárias de jornal. Ao longo dos mais de 30 anos de carreira acumulou vários prêmios: Salão de Humor de Canindé (1990), Concurso de Banda Desenhada de Loullé/Portugal (1991), Mostra de quadrinhos de Cuba (1991), II Salão de Humor de Santos (1997), Salão de Humor de Piracicaba (2002), Salão de Humor de Maróstica, na Itália (2011) etc.
.
Já o cartunista Gilmar Machado, ou simplesmente Gilmar, é autor de seis livros de tiras/quadrinhos, três deles adotados pelo governo para distribuição em bibliotecas públicas. Em 2002 Gilmar recebeu o prêmio HQ MIX de melhor cartunista brasileiro e em 2006 conquistou o Prêmio de Jornalismo Vladimir Herzog. Seus trabalhos já veicularam em órgãos como: Folha de São Paulo, Diário de São Paulo, Diário do Grande ABC, Jornal do Brasil, A Cidade, Tribuna de Vitória, Diário da Região, OPasquim21, Jornal Vida Econômica de Portugal, Força Sindical, Humor Uol e Você S/A.
.
Cartunista, caricaturista e ilustrador, Luiz Carlos Fernandes, ou Fernandes, como assina seus trabalhos, nasceu em Avaré (São Paulo) e publicou pela primeira vez em 1979, no jornal "O Estábulo". Em 2001 começou a participar de salões de humor, ilustrou diversos livros infantis, entre eles a "Turma do Gerson" e a coleção "Castelo Rá Tim Bum".
.
Atualmente, a Gibiteca passa por reformas e, por conta disso, sua programação acontece em outros locais. O MISS fica na avenida Pinheiro Machado, 48, dentro do Centro Cultural "Patrícia Galvão". O encontro tem entrada gratuita.

10443543_774410092649427_3067344975701234530_n

Sobre o autor

É cartunista, publica seus desenhos em jornais, revistas e livros. É autor de 11 álbuns de tiras/quadrinhos, cinco deles adotados pelo governo para distribuição em bibliotecas públicas.

Blog do Gilmar